A agência B2Work publica aqui no B2News um artigo da
publicitária Marineis Aguiar, da Rádio Jovem Pan FM, de Londrina. É uma boa
leitura para este final de semana. Não só uma leitura, mas um convite à
reflexão sobre o momento que estamos vivendo, a conjuntura nacional.
“Está no ar uma "Onda", chamada CRISE. Sim, ela
existe, e é quase um Tsunami, segundo o que se diz. Porém, a imprensa faz
inúmeras reportagens sobre o tema e repete e repete... e as pessoas, cada vez mais, ficam
preocupadas e até depressivas. Não discordo - a imprensa tem o dever de
divulgar os fatos, porém muitas vezes há a cultura do EXAGERO e da REPETIÇÃO.
Então vou me atrever a pontuar aqui:
1 - Como sabemos, as palavras
tem poder e o que repetimos muito, tende a acontecer. Ou seja, se você ou sua
empresa não está em crise tão intensa, está tomando cuidado, está atento, mas
está BEM diante do cenário geral, poderá até contaminar-se.
2 - Todo mundo conhece a
teoria: na CRISE, está a OPORTUNIDADE... Então, seja criativo. Não se esconda.
Crie algo novo e conte para todos suas novidades. Melhore seus
produtos/serviços. No mínimo, você estará bem ocupado e não pensará/falará
tanto em CRISE. Portanto, não se contaminará/não murchará.
3 - Outro ponto: há empresas
que "pisam no freio", utilizam a desculpa da crise e dizem que vão
"cortar gastos" - se costumam fazer publicidade, reduzem muito ou não
fazem. Se são empresas que estavam planejando fazer, também abortam os planos.
Conheço muitos empresários que não cortam esse investimento; cito um aqui -
muito bem sucedido-, que me disse recentemente: "Falam da crise e ela
existe, mas continuarei com meus investimentos, principalmente em publicidade,
pois não quero me arrepender depois". Esse provavelmente se baseia nisso,
que copiei de Henrique Patria - Revista Agrimotor: "Há inúmeros estudos a
respeito do tema e o mais recente que tomamos conhecimento foi elaborado pela
consultoria McKinsey, em conjunto com a London Business School e pelo consultor
Tony Hiller, e divulgadas pelo Portal Exame. Conclui que as companhias que
aumentaram seus investimentos em publicidade e marketing em períodos de crise
econômica tiveram aumento nos lucros quando a economia se reaqueceu e ganharam
espaço no mercado. Já as empresas que cortaram verbas publicitárias levaram
mais tempo para se recuperar."
4 - Invista suas verbas com
inteligência. Não precisa ser no veículo "caro", deve ser no veículo
certo. E pesquise as oportunidades que esse veículo pode te oferecer. Afinal, se
HÁ CRISE, mas HÁ OPORTUNIDADES, precisamos ser EFICIENTES e CRIATIVOS e
veículos também têm a obrigação de serem CRIATIVOS e VIÁVEIS. Procure o certo.”
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