O som está presente em nosso cotidiano das mais variadas
origens. Agora, pense no som associado e proporcionando valor a uma determinada
marca. É isto que a equipe da agência B2Work - Propaganda e Marketing apresenta
para você através deste belíssimo artigo produzido pelo Departamento de
Marketing da RPC TV, afiliada Rede Globo no Paraná, para o Boletim Informações
de Mercado divulgado ontem, dia 24 de junho. Confira a seguir.
Que
som a sua marca tem? Veja como a música pode influenciar seu consumidor
Sua marca tem uma
identidade sonora? Já pensou nisso? Imagine criar um projeto só para construir
a presença musical da sua marca
Você
pode estar em qualquer lugar do mundo, mas se alguém te ligar a cobrar, saberá
apenas pela música que é você quem vai pagar a ligação. Simplesmente porque
você conhece muito bem a música da ligação a cobrar. É a mesma em todo o Brasil
e, vamos combinar, funciona. Nós associamos os primeiros sons dessa trilha ao
fato de que sim, estamos pagando a ligação. De uma forma não comercial, o som
da ligação a cobrar é um case acidental e bem sucedido de sound branding em que
a “marca” é o fato de você estar custeando um telefonema.
Mas, afinal, o que
é sound branding?
É
a persona sonora das marcas, a experiência do som criada especialmente para uma
empresa. A música é uma percepção emocional e uma trilha criada para uma marca
tem que estar profundamente ligada à identidade dela. Um exemplo que não sai da
cabeça de ninguém é o “plim plim” da Rede Globo nos intervalos comercias. O “plim
plim” é tão marca sonora da Globo que informalmente o canal virou “a emissora
do plim plim” – o som provavelmente te lembra os dias em que você
assistia aos filmes noturnos com a sua família e daí surge uma memória
afetiva. Confira
aqui.
Música é
emoção
Pioneira
em sound branding na América Latina, produtora musical carioca com
especialização em branding, Zanna já cuidou da identidade sonora de marcas como
Vivo, Ponto Frio e Revista Marie Claire. A profissional explica a importância
do sound branding para o aumento da audiência de uma marca: “a comunicação
visual está saturada. O público pode virar o rosto para algo que não quer ver,
mas com o som isso não acontece. Temos falado bastante sobre comunicação
sensorial e a música proporciona criar uma experiência afetiva com a marca”,
explica.
Music branding:
aumento das vendas com a trilha sonora certa!
A
música pode fazer parte da uma marca ainda que ela seja uma pequena ou média
empresa ou mesmo uma rede varejista. Já percebeu como você se sente à vontade
quando entra em uma loja em que a música tem a ver com os produtos expostos?
Tudo tem uma personalidade.
“É
comprovado que uma trilha sonora certa pode aumentar em até 28% as vendas de um
estabelecimento”, conta Zanna, que ainda explica a diferença entre music
branding e sound branding: “music branding é uma uma experiência de som que
utiliza músicas já existentes para compor uma identidade sonora de uma marca.
Diferente do sound branding, em que é criada a música totalmente personalizada
para a marca”.
Music
branding ou sound branding? A escolha pela comunicação sonora depende dos
objetivos da marca. Mas uma coisa é certa: nos dias atuais em que todos são
bombardeados de informações visuais, a música tem grande poder de aumentar a
audiência de uma marca. Pense nisso!
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