A nona edição da FIQ –
Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para
a Indústria Moveleira – realizada na semana passada (de 11 a 14 de março) no Expoara
Centro de Eventos, em Arapongas, com assessoria da equipe da agência B2Work -
Propaganda e Marketing, mostrou que as indústrias moveleiras estão
apostando em novas tecnologias e investindo em modernização do processo
industrial. A visitação do evento foi direcionada a conhecer e adquirir
inovações que possam trazer maior competitividade de mercado.
“A estimativa de negócios no evento, projetada em R$
300 milhões, deverá ser superada com os resultados da Feira e do pós-feira após
a concretização das parcerias iniciadas no evento. Recebemos moveleiros de
várias partes do Brasil em busca de conhecimento e de novidades que possam
auxiliar na ampliação da produção e na qualificação do produto nacional”,
afirma Wanderley Vaz de Lima, presidente do Expoara.
Além de estimular negócios, a FIQ também contribuiu com
a disseminação de conhecimento e orientação ao empresário na aquisição de
tecnologias compatíveis com o objetivo de crescimento da empresa. Técnicos e
consultores do Sebrae e Senai realizaram oficinas tecnológicas e visitas
guiadas no evento para orientação e consultoria sobre tecnologias e inovação.
Mais de 300 indústrias de pequeno e médio porte visitantes do evento foram
atendidas pelas instituições durante os quatro dias de Feira.
Os empresários da região do Polo Moveleiro do Norte do
Paraná, que estão participando de um projeto do Sebrae de estímulo à inovação,
também receberam consultoria do Cosmob – Centro Tecnológico de Madeira e Móveis
– com sede na Itália, para uma visão internacional da competitividade e
inovação no mercado mobiliário. “A FIQ trouxe um ambiente ideal para estimular
o empresário sobre a importância da inovação e apontar soluções para o
aprimoramento da indústria”, destacou Anna Patrícia Barbosa, coordenadora do
Projeto Rede Serviço Tecnologia no Sebrae Nacional.
Em visitação, a FIQ 2014 recebeu fluxo de 18.321
pessoas de 25 Estados brasileiros e de mais oito países, entre eles Itália,
China, Alemanha, República Tcheca, Argentina e Uruguai.
Expectativas superadas
A Group SCM Tecmatic/SC, comercializou 28 máquinas
durante a Feira. “A FIQ superou nossas expectativas. Conseguimos fechar bons
negócios, sem contar a projeção do pós-evento em que deveremos ampliar vendas.
A visitação foi de boa qualidade. Recebemos um público bastante seleto focado
em novidades e inovação. A qualidade de organização e da infraestrutura do
evento também foi impressionante nesta edição. A FIQ é uma Feira completa e
está localizada em um pólo moveleiro importante para o setor, o que nos permite
visitar as fábricas e ampliar negócios”, afirma Marcos Antônio Muller, diretor
executivo do Group SCM Tecmatic.
A qualidade de visitação e o número de negócios também
foram considerados pontos altos do evento por Carlos Eduardo Rossi, diretor
comercial da Crippa Máquinas e Equipamentos/SP. “As vendas foram positivas e
conseguimos fechar bons negócios, além de gerar vários contatos para negociações
posteriores ao evento. Atendemos empresas do Brasil todo. Estamos muito
satisfeitos com a Feira e estaremos presente na próxima edição”, destacou.
Para Roberto Trevisan, diretor administrativo da
Projepack Máquinas e Embalagens/RS, o grande diferencial desta edição foi a
visitação. “Recebemos visitantes industriais realmente interessados em fazer
negócios e temos boas expectativas para concretização dos negócios nos próximos
20 dias”, salientou.
Fernando Ferrari, diretor comercial da Maquinapack,
também aposta em mais negócios no pós evento. “A nossa expectativa é que a FIQ
gere em torno de 20% do faturamento anual da empresa. É um importante evento
para a marca e já temos algumas negociações em fase de finalização”.
A qualificação do público também é destacada por
Antônio José da Cruz, proprietário da Verry Máquinas/MG. “Recebemos um público
realmente interessado na aquisição de equipamentos. Já vendemos 10 máquinas
grandes, o que para nós é um resultado bastante positivo. Na próxima edição,
vamos voltar com um espaço ainda maior”, afirmou.
Para a Maclinea/PR, o foco do público na aquisição de
tecnologia possibilitou os bons resultados obtidos. “Considero a participação
na FIQ essencial para alavancar os negócios da empresa. Tivemos neste ano uma
visitação qualificada e disposta a investir, o que nos permite fazer
explicações mais técnicas sobre o maquinário e oferecer aos visitantes as
melhores soluções para as necessidades da sua indústria. A expectativa é que
com a Feira sejam gerados R$ 5 milhões em negócios”, destacou Alberto Luparia, gerente
comercial da Maclinea/PR.
A Serilon, que inovou no evento mostrando a aplicação
da tecnologia UV na impressão de arquivos digitais em MDF, destaca que o
objetivo de despertar o interesse do setor moveleiro na nova solução foi
alcançada. “Muitos visitantes, interessados em adquirir uma alternativa digital
para agregar valor aos móveis vieram ao nosso estande. Além de empresários do
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e de vários estados
do Nordeste, chamamos a atenção de visitantes do Paraguai. Com a Feira,
pretendemos gerar cerca de R$ 4 milhões em negócios nos próximos 60 dias”,
enfatizou Flávio Mazaro, diretor corporativo da Serilon/PR.
Fotos internas: Gabriel Teixeira
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