segunda-feira, 17 de março de 2014

FIQ foi destaque em qualificação de público e superou expectativa de vendas dos expositores

A nona edição da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – realizada na semana passada (de 11 a 14 de março) no Expoara Centro de Eventos, em Arapongas, com assessoria da equipe da agência B2Work - Propaganda e Marketing, mostrou que as indústrias moveleiras estão apostando em novas tecnologias e investindo em modernização do processo industrial. A visitação do evento foi direcionada a conhecer e adquirir inovações que possam trazer maior competitividade de mercado.

“A estimativa de negócios no evento, projetada em R$ 300 milhões, deverá ser superada com os resultados da Feira e do pós-feira após a concretização das parcerias iniciadas no evento. Recebemos moveleiros de várias partes do Brasil em busca de conhecimento e de novidades que possam auxiliar na ampliação da produção e na qualificação do produto nacional”, afirma Wanderley Vaz de Lima, presidente do Expoara.

Além de estimular negócios, a FIQ também contribuiu com a disseminação de conhecimento e orientação ao empresário na aquisição de tecnologias compatíveis com o objetivo de crescimento da empresa. Técnicos e consultores do Sebrae e Senai realizaram oficinas tecnológicas e visitas guiadas no evento para orientação e consultoria sobre tecnologias e inovação. Mais de 300 indústrias de pequeno e médio porte visitantes do evento foram atendidas pelas instituições durante os quatro dias de Feira.

Os empresários da região do Polo Moveleiro do Norte do Paraná, que estão participando de um projeto do Sebrae de estímulo à inovação, também receberam consultoria do Cosmob – Centro Tecnológico de Madeira e Móveis – com sede na Itália, para uma visão internacional da competitividade e inovação no mercado mobiliário. “A FIQ trouxe um ambiente ideal para estimular o empresário sobre a importância da inovação e apontar soluções para o aprimoramento da indústria”, destacou Anna Patrícia Barbosa, coordenadora do Projeto Rede Serviço Tecnologia no Sebrae Nacional.  

Em visitação, a FIQ 2014 recebeu fluxo de 18.321 pessoas de 25 Estados brasileiros e de mais oito países, entre eles Itália, China, Alemanha, República Tcheca, Argentina e Uruguai.

Expectativas superadas

A Group SCM Tecmatic/SC, comercializou 28 máquinas durante a Feira. “A FIQ superou nossas expectativas. Conseguimos fechar bons negócios, sem contar a projeção do pós-evento em que deveremos ampliar vendas. A visitação foi de boa qualidade. Recebemos um público bastante seleto focado em novidades e inovação. A qualidade de organização e da infraestrutura do evento também foi impressionante nesta edição. A FIQ é uma Feira completa e está localizada em um pólo moveleiro importante para o setor, o que nos permite visitar as fábricas e ampliar negócios”, afirma Marcos Antônio Muller, diretor executivo do Group SCM Tecmatic.

A qualidade de visitação e o número de negócios também foram considerados pontos altos do evento por Carlos Eduardo Rossi, diretor comercial da Crippa Máquinas e Equipamentos/SP. “As vendas foram positivas e conseguimos fechar bons negócios, além de gerar vários contatos para negociações posteriores ao evento. Atendemos empresas do Brasil todo. Estamos muito satisfeitos com a Feira e estaremos presente na próxima edição”, destacou.

Para Roberto Trevisan, diretor administrativo da Projepack Máquinas e Embalagens/RS, o grande diferencial desta edição foi a visitação. “Recebemos visitantes industriais realmente interessados em fazer negócios e temos boas expectativas para concretização dos negócios nos próximos 20 dias”, salientou.

Fernando Ferrari, diretor comercial da Maquinapack, também aposta em mais negócios no pós evento. “A nossa expectativa é que a FIQ gere em torno de 20% do faturamento anual da empresa. É um importante evento para a marca e já temos algumas negociações em fase de finalização”.

A qualificação do público também é destacada por Antônio José da Cruz, proprietário da Verry Máquinas/MG. “Recebemos um público realmente interessado na aquisição de equipamentos. Já vendemos 10 máquinas grandes, o que para nós é um resultado bastante positivo. Na próxima edição, vamos voltar com um espaço ainda maior”, afirmou.

Para a Maclinea/PR, o foco do público na aquisição de tecnologia possibilitou os bons resultados obtidos. “Considero a participação na FIQ essencial para alavancar os negócios da empresa. Tivemos neste ano uma visitação qualificada e disposta a investir, o que nos permite fazer explicações mais técnicas sobre o maquinário e oferecer aos visitantes as melhores soluções para as necessidades da sua indústria. A expectativa é que com a Feira sejam gerados R$ 5 milhões em negócios”, destacou Alberto Luparia, gerente comercial da Maclinea/PR.

A Serilon, que inovou no evento mostrando a aplicação da tecnologia UV na impressão de arquivos digitais em MDF, destaca que o objetivo de despertar o interesse do setor moveleiro na nova solução foi alcançada. “Muitos visitantes, interessados em adquirir uma alternativa digital para agregar valor aos móveis vieram ao nosso estande. Além de empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e de vários estados do Nordeste, chamamos a atenção de visitantes do Paraguai. Com a Feira, pretendemos gerar cerca de R$ 4 milhões em negócios nos próximos 60 dias”, enfatizou Flávio Mazaro, diretor corporativo da Serilon/PR.

Fotos internas: Gabriel Teixeira

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